Por Jianxin, Malásia
Nota do editor: As pessoas costumam dizer que não existe amizade quando nossos interesses estão envolvidos. É verdade. Na sociedade moderna, onde interesses individuais vêm antes de qualquer outra coisa, laços familiares, amizade e amor são difíceis de sustentar na face de nossos interesses. O mesmo vale para a irmã Jianxin, cuja relação com uma amiga, com a qual pode conversar sobre tudo, azeda e trava devido à sua consideração de seus próprios interesses. Mais tarde, porém, Jianxin e sua amiga são capazes de resolver seus conflitos e finalmente conseguem conviver como antigamente. Como Jianxin conseguiu? Leiamos sobre sua experiência.
Antigamente, eu acreditava que colocava outros antes de mim mesma e conseguia me dar bem com todos
Eu trabalho como vendedora numa loja de produtos de telecomunicações e vendo principalmente pacotes acessórios de rede para celulares. Sempre me considerei uma pessoa generosa de mente aberta que consegue se dar bem com todos. Lembro-me de como, numa reunião, uma irmã me perguntou se eu discutia com meus colegas no trabalho por causa de meus interesses, e, sem pensar, respondi com convicção: “Não! Quando um cliente entra na loja, ele é recebido por aquele na direção do qual ele anda. Nunca temos brigas sobre isso, e não sou o tipo de pessoa que só se preocupa com seus próprios interesses e se coloca antes de todos os outros”. Eu não esperava que, pouco tempo após dizer isso, ocorreria uma série de coisas com minha colega que inverteu completamente a minha autoavaliação.
Algum tempo atrás, nossa loja estava mais movimentada do que normalmente, e quando o chefe viu que a equipe regular estava ocupada demais para dar conta de tudo, ele contratou uma funcionária temporária, a Hannah. Ela era uma pessoa alegre e conversadora. O chefe pediu que eu a instruísse no trabalho, e eu concordei com alegria. Em seguida, eu ensinei à Hannah os detalhes do negócio com grande seriedade, e quando ela recebia um cliente, eu lhe ensinava como lidar com ele. Não demorou para que ela se familiarizasse com os conhecimentos básicos. Hannah era muito grata a mim, e logo nos tornamos boas amigas que podiam conversar sobre qualquer coisa.
