Livros evangelicos online

Bíblia de Estudo: Provações – outro tipo de bênçãos de Deus

Como cristãos, todos nós estamos acostumados com as provações. A Bíblia diz: “E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus” (Zacarias 13:9). A Bíblia também diz: “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações” (Tiago 1:2). A partir disso, podemos ver que Deus quer refinar e enviar provações a Seu povo escolhido e, assim, aperfeiçoar nossa fé e nosso amor por Ele, resolver nossos caracteres corruptos ou as impurezas em nossa crença, para remediar nossas visões erradas e nos permitir ser purificados. Podemos, portanto, encontrar todos os tipos de ambientes que estão em desacordo com nossas próprias noções. Exemplos desses ambientes podem incluir, por vezes, o refinamento da doença e, em outros momentos, nossas famílias podem encontrar infortúnios, como o sofrimento de um parente ou o fato de nossas casas serem assaltadas. Às vezes, podemos encontrar dificuldades em nossos trabalhos ou coisas em nossas vidas que não são como gostaríamos. Outro exemplo é o que decidimos fazer quando os interesses de nossa carne se chocam com os interesses da igreja. Todos esses exemplos são, sem dúvida, provações para nós. Então, qual abordagem devemos seguir em relação às provações que Deus estabelece para nós? E quando as provações nos atingem, qual é a vontade de Deus?

Ao longo de minhas recentes contemplações sobre a Bíblia, eu me inspirei nas experiências de Jó e Abraão quando eles enfrentaram provações, e gostaria de compartilhar isso com todos.

As provações do Jó

Primeiro, temos que mencionar uma pessoa na Bíblia que atende pelo nome de Jó. Jó temia a Deus, evitou o mal a vida toda, e, muitas, fazia oferendas a Deus. Assim, Deus o abençoou com milhares cabeças de gado e ovelhas e grande riqueza. Pelo que está registrado na Bíblia, podemos ver até que ponto Jó foi abençoado: “Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente” (Jó 1:2-3). Mas, mais tarde, as provações atingiram Jó, e todo o seu gado, ovelhas e camelos foram roubados e queimados por ladrões, seus servos foram mortos e seus filhos foram esmagados quando sua casa desmoronou. Essa sucessão daquilo que chamaríamos de calamidades se abateu sobre Jó. E como Jó abordou tudo isso? Ele ainda louvou o santo nome de Deus, e disse: “O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor” ( Jó 1:21). Então, seu corpo ficou coberto de feridas, e ele se sentou entre as cinzas, raspando as feridas com cerâmica quebrada. O homem mais rico do Oriente tornou-se um mendigo. Essas provações que se abateram sobre Jó seriam muito difíceis de suportar! No entanto, ele nunca culpou a Deus, mas permaneceu cheio de fé e louvou a Deus. Assim, Satanás ficou envergonhado e fugiu.

As provações do Jó
Fonte da imagem: Igreja de Deus Todo-Poderoso

Jó deu um forte e retumbante testemunho de Deus, e passou com tranquilidade pelas provações de Deus. Depois que elas passaram, as bênçãos de Deus aumentaram: a riqueza e o gado de Jó cresceram em dobro, seus filhos eram incrivelmente belos e Deus permitiu que ele vivesse mais 140 anos, assim ele morreu com 210 anos. Depois de sofrer as provações de Deus, Jó obteve uma compreensão maior da vontade de Deus quando está testando as pessoas. O próprio Jó disse: “Mas ele sabe o caminho por que eu ando; provando-me ele, sairei como o ouro” (Jó 23:10). Jó permaneceu firme ao longo dessas provações, e seu testemunho envergonhou Satanás e mereceu grande elogio de outras pessoas. Depois disso, Satanás nunca ousou tentar Jó outra vez. Jó realmente se tornou um homem livre e agradou a Deus.

Além disso, Jó recebeu uma bênção ainda maior. Depois de passar por essas provações, Deus apareceu dentro de um redemoinho e falou com Jó, dando a ele uma compreensão profunda da onipotência e soberania de Deus. Jó disse: “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42:5). Ser um ente criado capaz de ver a aparição de Deus foi uma grande bênção!

Podemos ver, pelas experiências de Jó, que sua capacidade de ganhar a aprovação de Deus era inseparável de suas ações durante as provações. Ao longo dessas provações que estavam em desacordo com suas próprias noções, ele possuía uma racionalidade que nós, pessoas comuns, não possuímos. Primeiro, ele não culpou a Deus e não empregou nenhum meio humano para recuperar sua riqueza dos ladrões. Em vez disso, ele se aquietou diante de Deus e acreditou que nós, seres humanos, recebemos nossas bênçãos de Deus. Mas, da mesma forma, nós também sofremos calamidades, por isso, mesmo que suas noções estivessem em completo desacordo com a situação que ocorreu, ele continuou a louvar o nome de Deus.

A provação de Abraão

Aqui, eu gostaria de falar sobre uma segunda pessoa da Bíblia, Abraão, o pai da fé. Irmãos e irmãs, todos sabem que, quando Abraão tinha 100 anos de idade, Deus lhe deu um filho, e ele amou muito a Isaque. Mas, um dia, a provação de Deus atingiu Abraão, e Deus disse: “Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar” (Gênesis 22:2). Pense nisso: este tipo de provação seria difícil para qualquer um suportar. Algumas pessoas lutariam contra Deus e ficariam com a mente cheia de incompreensões. Mas qual foi a atitude de Abraão? Embora sentisse grande aflição e dor, ele obedeceu a Deus e não tentou debater com Ele ou estabelecer quaisquer condições. No exato momento em que ele havia levado Isaque sozinho para a montanha e levantou a faca para matá-lo, Deus enviou um anjo para segurar a mão de Abraão, e a provação terminou assim. Além disso, Deus fez um juramento e concedeu grandes bênçãos a Abraão. Deus disse: “Que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz” (Gênesis 22:17-18).

A provação de Abraão Continue a ler “Bíblia de Estudo: Provações – outro tipo de bênçãos de Deus”